Close

Vídeos

Desenvolvendo competências
Forei – Fórum de Educação Inclusiva – 2017 – Itajubá – MG
Teatro Bradesco
25 Anos!
Those Who Adjust, Inspire

Kanner em um de seus textos relata um encontro com um jovem que repetia Rosa, Azul, Verde, Amarelo…Ele não era o tipo de profissional que apenas descreveu uma síndrome, ele era curioso é, penso eu, buscava a compreensão para tais características que descrevera.Rosa, Azul, Verde e Amarelo, eram as cores usadas nas roupas pelas quíntuplas, famosas crianças americanas da década de 40/50.As cores, não eram apenas repetições de cores, eram pessoas.Se você convive com alguém que apresenta caraterísticas do Spector autista, vale a pena a leitura do texto, bem como assistir este vídeo.A comunicação vai muito além de nosso restrito repertório.Aprender sempre!!!Kanner, L., 1946 , ” Irrelevant and Metaphoriacal Language in Early Infantil Autism”.

Que cada sorriso seja seu sorriso em 2017
Que cada sorriso seja seu sorriso em 2017
Festa de Halloween 2016
Just Like You - Autism
Paula Ayub e Saul Furtado da Silva - Convivência com as diferenças: Utopia ou realidade?
Era uma vez...
Calming A Meltdown Can Be Frustratingly Difficult. Have You Tried This Method?
Vídeo mostra que hipersensibilidade dos autistas pode causar dor e descontrole

Artigos

Famílias de crianças e adolescentes autistas ganham o direito de pleitear na Justiça o custeio do tratamento para o transtorno

A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a Nova Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, assim como a própria Constituição Federal garantem e reafirmam o direito universal à saúde, e mais especificamente ao atendimento multiprofissional. Mas o que muitos pais de crianças e adolescentes diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista) não sabem, é que se prescrita por um profissional capacitado a terapia específica para o acompanhamento da criança com autismo, o direito ao tratamento pode ser pleiteado judicialmente e conseguido de forma gratuita junto aos Planos de Saúde ou através do Estado.

Veja mais
Arte como meio de inclusão social ganha força

Na última segunda-feira (22), Ariel, Rita, o diretor Marcelo Galvão e eu marcamos presença no evento “Linguagens da Inclusão” da queridíssima vereadora Mara Gabrilli na Câmara Municipal em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21/03).  

Veja mais
Curso sobre tecnologia digital e convívio familiar

O Instituto Noos SP e ANEXA Associação de alunos do Núcleo de Família e Comunidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, convidam para o workshop Conecte-se / Tecnologi@ e F@mili@ 

Veja mais
O país em tempos de Zika

Zica, com C,  é um termo, uma gíria,  bem brasileiro que implica em dizer que algo deu errado, que há um problema e, dependendo da região do país pode significar ainda outras coisas, como por exemplo, o estado de ânimo de uma pessoa bem humorada. 

Veja mais
Livro - ME APRENDE

Helena Maffei Cruz reuniu um time de terapeutas que produziram textos sobre conversas, metáforas lúdicas, teorias e, sobretudo, “conversas sobre conversas”…

Veja mais
LIVRO: Papai, Mamãe, Você... E eu?

A etologia me ensinou que não acostumamos os bebês ao colo, e sim, os “desacostumamos”, pois o ser carregado junto ao peito materno seria o comportamento próprio da espécie humana. Também não ensinamos as crianças a brincar.

Veja mais
Ninguém me contou que eu teria uma filha autista

Aos 31 anos de idade, seis de casada, e mãe de uma menina de 4 anos, perfeita e linda, que me trouxera o sabor sublime da maternidade, iria dar à luz a minha segunda filha, portadora de graves desvios de desenvolvimento e comportamento — autista!

Veja mais
O acompanhamento terapêutico como estratégia de continência do sofrimento psíquico

ste estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica que abrange a produção científica na área do Acompanhamento Terapêutico (AT). O objetivo foi avaliar sistematicamente a produção científica indexada nas bases de dados MedLine, PsycINFO e LILACS no período de 1977 a 2001, incluindo também livros e teses produzidos nesse período. Para tanto foram utilizadas as palavras-chave: therapeutic companion e acompanhante terapêutico.

Veja mais
Voltar a morar com os pais é difícil, mas tem aspectos positivos

A produtora de moda Karina Gomes, 35, desistiu da carreira para investir em uma nova profissão: tornou-se auxiliar de cabeleireiro e aceitou uma considerável redução em sua renda mensal, até adquirir experiência suficiente para conseguir andar novamente com as próprias pernas.

Veja mais

Livros online

Marcela... uma lição de vida!
LIVRO: E-book do XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar

Baixe aqui.

E-book com os resumos de todos os trabalhos apresentados durante o XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar, além de artigos completos enviados por terapeutas do Brasil e do Equador. Além do PDF disponível para download nesta página, o e-book pode ser instalado diretamente em seu iPad ou Mac pela iTunes Store: https://itunes.apple.com/br/book/xi-congresso-brasileiro-terapia/id933638326?ls=1&mt=11

Papai, mamãe, você ... e Eu?